quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A mediocridade musical num bate papo!

Questões irrelevantes, mas que ficou engasgado pior que sapo na garganta!
A história começou num bate papo no Face há, mais ou menos, quatro meses. O indivíduo, ex-amigo(?), chamou com a intenção de me instigar com o argumentos falidos. Deveria desconfiar desde o começo, quando ainda citou "Shopin" com S mesmo, tal é conhecedor. Prossegui. Minha mãe sempre me ensinou a nunca desistir no primeiro obstáculo. Sic. Passado as apresentações ele segue com o pior. Questiona o Rock, a Mpb e a Bossa Nova vomitando palavras num discurso prolixo e sem conhecimento algum sobre música.

Indivíduo: "- Cê sabe que os melhores Emepebistas são os ex roqueiros, eles se impõem mais do que os bossa nova comportadinhos que cantam baixinho, num sabe?" 
Juro que fiquei pensando no que responder. Qual seria a melhor forma de prosseguir sem que..., mas ainda não desisti. E mesmo assim respondi que não sabia de nada daquilo. Até porque nunca tinha visto roqueiro algum virar "emepebista". No mesmo momento ouvi um contra-argumento:

Indivíduo: " - Cara! Toda a nossa geração é isso, gente que aprendeu musica ouvindo rock depois migrou pra mpb, e pior... Nando Reis, Cazuza, são roqueiros mpbistas."




Uhahahaha...comecei a rir muito. Ria alto. Comecei a me sentir um idiota e achar que tudo que tinha pesquisado e estudado sobre música não tinha significado diante destes argumento. FAIL. O que me restava era diversão e ver até onde iria rolar esse assunto. Argumentei: " Hum, não acho. Assisti a um show do Nando Reis, menos de um mês e o cara exala rock. Vai buscar umas referências no brega e trasnforma em Rock. O Cazuza foi transformado em MPB por quem regravou ele." 



Indivíduo: " - Tô dizendo (Como quem experimentou e sentiu na pele as transformações dos anos 80 à meados dos anos 90) que o que temos de melhor na nossa MPB atual nasceu do rock, dos grandes compositores que trocaram as guitarras eletricas (Que hoje já não são mais novidade) por arranjos de violões bem elaborados e ritmos mais amenos... Não faço parte do que chamam de "nata da MPB", meu professor foi um toca fitas com fitas de Raul Seixas que cantava bolero, baião, Blues e xaxado e quer saber? Tudo era Rock!"


UHahahha...quase dei os Parabéns, mas me contive. Só perguntei se estávamos analisando a música em si, ou suas referências musicais. Porque mil favores né?

Analiso e critico: Ele descobriu que tudo ERA rock? Só está  faltando perceber que já não é mais quase tudo. CLARO. Ainda se faz bom rock por aí, como os brilhantes Black Keys, que tornaram a capa da RS(Rolling Stones) depois do 7º disco por criticarem o rock meia boca do Nickelback; Os viscerais do Cage the Elephant, uma descoberta no finzinho de 2011; Vaccines que tem um pézinho no punk; Cachorro Grande que é uma banda brazucah de rock, entre outras bandas. Mas sendo relevantes, exitem muitos outros sons interessantes e que não são denominados ROCK. Não que eu tenha algo contra. NÃO. Só estou mesmo querendo ponderar essas discussão de falta de conhecimento e denominar um mesmo rótulo pra 500 mil estilos diferentes. 


Tipo esse tiozinho aí de cima que vai morrer achando que Cazuza e Nando Reis são roqueiros que viraram "emepebista" como ele mesmo citou. Se entrar na mesma vibe, vai cair na mesma mediocridade cultural latente que está rondando as pessoas que comparam "Anna Júlia" do Los Hermanos com "Nossa, Nossa" do Michel Teló. Aquela mesma mediocridade de analisar toda a obra por uma simples música.


 

2 comentários:

Malany_Mel disse...

Como as pessoas tem a cabeça pequena, não se abrem para outras idéias enfiam aquilo na cabeça e não querem escutar o que os outros pensam... então deixa ele continuar achando que td é rock!!! Enquanto eu pobre mortal, "entendedora nata de música" (rs), continuo achando que que ninguém da mpb era rockeiro...rs...!!!

João, ainda bem que vc calou-se, senão esse menino(a) ia ficar traumatizado com o professor que ele teve que foi quem mesmo??? Ah o toca fitas com o Raul...
Que irônica eu fui...

Beijos João vc escreve magnificamente bem!!!

M.R.Magalhães disse...

Lobão diz : "A gente queria acabar com a caretice da MPB e agora parece que está ainda pior. Hoje, Cazuza seria um grande antídoto contra isso. Ele era o oposto da caretice, sem deixar de ser brasileiro e de ter influências rock 'n' roll."

E tem gente que ainda tem coragem de falar que Cazuza se tornou da mpb? hahaha francamente!